quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

É preciso pensar no Poranfolia/2010.

Faz algum tempo que venho percebendo que o nosso carnaval vem perdendo sua essência. Ultimamente vem se transformando numa feira livre com palco e som. Neste ano tive a oportunidade de estar a trabalho na cidade tocantinense de Paranã, lá percebi que nós estamos precisando introduzir a folia de momo numa festa popular e cultural, deixando de vez de ser só negócio de alguns.

Sondei nesta quinta-feira (26), os comentários sobre o carnaval de Porangatu e todos são unânimes em dizer, não é o que era, proposto pelos jovens dos anos 80 que formaram os blocos Mata Cobras e Jibóias. Provavelmente muitos dos jovens e os novos porangatuenses não sabem a origem do carnaval de rua de nossa cidade.

Ta na hora de secretários do governo municipal parar de tanta ciumeira uns com os outros, e começarem a pensar juntos, provocarem o dialogo com a sociedade organizada e com os poucos blocos existentes na cidade.

É preciso lembrar que o governo passa e o carnaval, a tradição e a festa de um povo ficam. Vai aqui minha sugestão: Contratar um trio elétrico de verdade (não caminhãozinho de som), e apenas duas bandas, e todos os dias o trio elétrico sai de um local da cidade e deixa que o fulião faça a festa atrás do trio elétrico, “ATRÁS DO TRIO ELETICO SÓ NÃO VAI QUEM JÁ MORREU”, como diz Caetano Veloso.

É preciso incentivar os blocos com premiação em dinheiro e troféus e colocar regras claras para provocar espírito de competição de bairros, escolas, universidade, grupos de amigos, que naturalmente criam os blocos, e sob a coordenação das secretarias de Turismo, Eventos e Educação se criaria uma liga carnavalesca com estatuto e tudo mais que for peculiar. Com isso os blocos viriam para avenida com suas alegorias, enredo, criatividade e seria uma atração cultural da nossa festa e logo após as apresentações teríamos a chegada do Trio Elétrico que proporcionaria um espetáculo emocionante tanto no visual como tecnicamente.

Para sairmos da mesmice, temos que pensar já o Poranfolia 2010.

4 comentários:

Débora disse...

Me lembro que há alguns anos atrás o carnaval das cidades do interior eram considerados muito bons,animados, tranquilos, sem violência, era uma referência mesmo, pena que isso acabou, tudo virou um comércio.
Agora a bola da vez é o quê? A Páscoa, já começou o trabalho pesado da mídia para essa data. Qual o significado dela??? Quem se lembra? é ganhar ovo do coelhinho?????????? Qual é a essência dessa data, você já parou pra pensar nisso???

EDUARDO RODRIGUES disse...

Marcelo!
Você foi no cerne da questão! Seu foco está perfeito.Parabéns!!

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo pelo blog, era o que estava faltando pra Porangatu, aliás em se tratando de jornalismo livre, sem traseiras presas, bem como em tudo que se diz respeito á cultura e informação em nossa cidade, está na verdade é faltando tudo. Bem como vc disse, o bom e velho carnaval de Porangatu foi-se, o que se viu nesse ano foram um show sim, mais não de carnaval de rua, aliás carnaval de aperto de rua, acho eu que devia ser uma jogada dos organizadores pra se dizer que tinha gente.
Bandas horríveis, não conhecidas por ninguém, blocos bagunçados e desorganizados, sem nenhuma graça, monopólio da cerveja e o pior, sem enredo nenhum, realmente foi uma feira livre com palco. Parabéns pelo artigo e tomara que alguma autoridade sem capacidade que essa cidade tem possa pelomenos ter noção,e rever o conceito de carnaval de Porangatu.

Carnavalesca FIEL! disse...

Realmente tudo verdade Marcelo! Sou de Bsb, e a muito tempo atrás conhecí um ótimo carnaval de rua, cheio de atrações, gente bonita e de boa índole, pessoas em que a única preocupação era DIVERSÃO. Hoje é diferente, Porangatu está se distanciando do "melhor" carnaval do estado de Goiás... Espero que tenham êxito em fazerem um bom "check list" antes que comece mais esse carnaval!
Parabéns pelo blog, as coisas só funcionam quando colocamos a mão na massa, e fazemos acontecer. " A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!
Abraços