sexta-feira, 24 de julho de 2015

O BRASIL TEM JEITO


Para muita gente os últimos acontecimentos no Brasil é como se o fim do mundo estivesse começando na terra de Santa Cruz.



Ao longo dos anos, o povo brasileiro se acomodou e não se via manifestações nas ruas. 

Parece que agora vamos vai ter uma democracia de pessoas querendo se manifestar. Contra a intolerância, o preconceito, as tarifas. 

Por que o brasileiro levou tanto tempo para saber e conhecer o seu poder de voz. 

Qual é o fato relevante hoje no Brasil?

São as pessoas nas ruas, nas redes sociais. Mesmo que não tenha sido da forma como muitos arautos de movimentos sociais e partidos políticos costumam apregoar, as pessoas tomaram conta das ruas. Colocaram as operações da Policia Federal em evidência na história do país.

São pessoas novas, gerações novas, experiências novas, logo, um tipo de manifestação nova. Tenho a impressão que de agora para frente ficará mais difícil manter os discursos conservadores que ainda restam a respeito do potencial das redes sociais no país. 

De repente, pessoas que sempre foram acusadas de militância de “face” (Facebook) aparecem nas ruas, tornando suas reivindicações, “curtições” e “compartilhamentos” visíveis para os que ainda não aderiram por decisão pessoal ou ainda não puderam entrar no mundo das relações e comunicações virtuais. 

Além disso, manifestações de tamanha magnitude, majoritariamente convocadas pelas redes, só aumenta o drama dos meios tradicionais de comunicação, além de ser um triste incômodo para os que ainda pensam que mantém a hegemonia das pautas e interesses sociais dos diferentes coletivos.

O país assistiu manifestações horizontais, sem um comando único, descentralizadas, com pautas diversas. 

O que percebo é que estas características inscrevem essas manifestações no rol de muitas outras, como nos Estados Unidos; Democracia Real Já, na Espanha; Yo Soy 132, no México; a Revolução dos Pinguins, no Chile e tantas outras. 

O brasileiro evidencia o protagonismo e as novas formas de manifestação pública neste início do século XXI.

É um recado do povo para os governos municipal, estadual e federal.

O transporte público das grandes cidades é desumano e caro, a saúde deixando a desejar, a educação sem qualidade, moradia defict habitacional é assustador, saneamento básico no interior do Brasil é um sonho.

Para quem ta governando no Município, no Estado e a Republica, o momento deve ser de avaliação e de humildade. 

Humildade em reconhecer que cometeu erros, e que povo esta protestando por que cansou de esperar melhorias. Deve-se fazer uma avaliação de projeto sério para atender as demandas da comunidade. 

Contudo, também é preciso deixar um recado para os velhos militantes dos movimentos sociais que ainda restam no país. Não tenham medo do futuro, dialoguem com as novas correntes de pensamento, com aqueles que não cabem em suas caixinhas. 

Não se prendam ao passado, nem se considerem guardiões do caminho para a revolução, pois a história repete algumas coisas, mas sempre traz novos elementos, que precisam ser capturados com a liberdade daqueles que não tem compromisso a não ser com o desejo de dias melhores. 

O Brasil tem jeito, basta cada um de nós acreditemos no futuro.

Um abraço a todos os leitores nos encontramos pelas redes sociais. 

É só procurar Marcelo Toler no twitter e facebook

PAZ E BEM!