quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

VÍDEO 1 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

As eleições de 1989 foram as primeiras desde 1960 em que os cidadãos brasileiros aptos a votar escolheram seu presidente da república. Por serem relativamente novos, os partidos políticos estavam pouco mobilizados e vinte e duas candidaturas à presidência foram lançadas. Essa quantidade expressiva de candidatos mantém o recorde de eleição presidencial com mais candidatos. Foi também a primeira eleição na qual uma mulher disputou o posto mais elevado da República -- Lívia Maria do Partido Nacionalista (PN).

Como nenhum candidato obteve a maioria absoluta dos votos válidos, isto é, excluídos os brancos e nulos, a eleição foi realizada em dois turnos, conforme a então nova lei previa. O primeiro foi realizado em 15 de novembro de 1989, data que marcava o centésimo aniversário da proclamação da República, e o segundo em 17 de dezembro do mesmo ano. Foram para o segundo turno os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores, e Fernando Collor de Mello, da coligação encabeçada pelo hoje extinto Partido da Reconstrução Nacional.

O nível de entusiasmo era grande, com artistas participando ativamente da campanha de Lula, cantando o hoje célebre jingle "Lula Lá" no horário reservado à propaganda eleitoral do candidato. Outros, como Marília Pêra, preferiram apoiar à candidatura de Fernando Collor de Mello e foram duramente criticados mais tarde, durante seu processo de impeachment.

Durante o segundo turno, um pool de emissoras (Rede Bandeirantes, Rede Globo, Rede Manchete e SBT) realizou dois debates entre os candidatos. Durante a edição do Jornal Nacional do dia seguinte ao segundo debate, foi apresentado um compacto editado de tal forma a fazer o telespectador crer que o candidato do PRN tivesse se saído melhor do que o do PT. Tal fato foi visto como uma ação de favoritismo político a Collor, que até então mantinha um relacionamento forte com Roberto Marinho, dono da Globo.

Muitos atribuem a vitória de Collor na eleição devido a este fato em específico. Mas também há outros que influenciaram o voto do eleitor, como a revelação que a campanha de Collor fez sobre a existência de uma filha que Lula teve fora do casamento. A ex-namorada de Lula participou da campanha de Collor, denunciando aos eleitores que Lula mandou-lhe fazer um aborto e que lhe tinha confessado que odiava negros. Há, entretanto, quem defenda que a simples "inexperiência" de Lula o fez perder a eleição.

Participaram do debate os seguintes candidatos: Aureliano Chaves (PFL), Paulo Maluf (PDS), Lula (PT), Brizola (PDT), Afonso Camargo (PTB), Ronaldo Caiado (PSD), Afif Domingos (PL), Mário Covas (PSDB), Roberto Freire (PCB). Collor (PRN) e Ulysses Guimarães (PMDB) não aceitaram participar.

Além dos âncoras Fernando Mitre, José Augusto Ribeiro e José Paulo de Andrade, outros jornalistas também participaram do debate: José Carlos Bardawil, André Singer, João Sampaio, Luiz Augusto Falcão, Mara Ziravello, Marcelo Bauer, Marco Damiani, Edison Brener e Alex Solnick.


Fonte: RorschachFR's channel 



Confira a sequência dos videos neste blog 2 à 21.

VÍDEO 2 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 3 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 4 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 5 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 6 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 7 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 8 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 9 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 10 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 11 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 12 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 13 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 14 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989 - Versão Int...

VÍDEO 15 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 16 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 17 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 18 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 19 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 20 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989

VÍDEO 21 - Primeiro Debate dos Presidenciáveis, em 17 de Julho de 1989