quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

É preciso pensar no Poranfolia/2010.

Faz algum tempo que venho percebendo que o nosso carnaval vem perdendo sua essência. Ultimamente vem se transformando numa feira livre com palco e som. Neste ano tive a oportunidade de estar a trabalho na cidade tocantinense de Paranã, lá percebi que nós estamos precisando introduzir a folia de momo numa festa popular e cultural, deixando de vez de ser só negócio de alguns.

Sondei nesta quinta-feira (26), os comentários sobre o carnaval de Porangatu e todos são unânimes em dizer, não é o que era, proposto pelos jovens dos anos 80 que formaram os blocos Mata Cobras e Jibóias. Provavelmente muitos dos jovens e os novos porangatuenses não sabem a origem do carnaval de rua de nossa cidade.

Ta na hora de secretários do governo municipal parar de tanta ciumeira uns com os outros, e começarem a pensar juntos, provocarem o dialogo com a sociedade organizada e com os poucos blocos existentes na cidade.

É preciso lembrar que o governo passa e o carnaval, a tradição e a festa de um povo ficam. Vai aqui minha sugestão: Contratar um trio elétrico de verdade (não caminhãozinho de som), e apenas duas bandas, e todos os dias o trio elétrico sai de um local da cidade e deixa que o fulião faça a festa atrás do trio elétrico, “ATRÁS DO TRIO ELETICO SÓ NÃO VAI QUEM JÁ MORREU”, como diz Caetano Veloso.

É preciso incentivar os blocos com premiação em dinheiro e troféus e colocar regras claras para provocar espírito de competição de bairros, escolas, universidade, grupos de amigos, que naturalmente criam os blocos, e sob a coordenação das secretarias de Turismo, Eventos e Educação se criaria uma liga carnavalesca com estatuto e tudo mais que for peculiar. Com isso os blocos viriam para avenida com suas alegorias, enredo, criatividade e seria uma atração cultural da nossa festa e logo após as apresentações teríamos a chegada do Trio Elétrico que proporcionaria um espetáculo emocionante tanto no visual como tecnicamente.

Para sairmos da mesmice, temos que pensar já o Poranfolia 2010.