domingo, 2 de setembro de 2012

UEG - CARTA ABERTA




CARTA ABERTA

Porangatu, 31 de agosto de 2012


            Ao conhecimento geral.

            A Universidade Estadual de Goiás foi criada pelo Governo Estadual no ano de 1999 com o objetivo  de democratizar o acesso ao ensino superior a todos os goianos. Ao longo dos 14 anos de existência a UEG tem cumprido seu papel de difusora  do conhecimento e da qualificação da mão de obra por todo o Estado de Goiás.
           
            Os professores e técnicos administrativos em regime de trabalho em “contrato temporário” da UnU da UEG de Porangatu têm participado intensivamente na concretização desta proposta de grande importância e significado para a educação e desenvolvimento do Norte Goiano. Infelizmente os direitos, garantias e salários foram reduzidos gradativamente ao ponto de insustentabilidade da “categoria”, caracterizando discriminação, sendo os mesmos vistos como se fossem “descarte” de produção que não tem como ser realizado. É por acreditar que podem continuar colaborando na construção da UEG e com a Região Norte, que decidem se manifestar e reivindicar, esperando que sejam percebidos e atendidos pelas autoridades responsáveis pela administração da Universidade Estadual de Goiás. 
           
            Os professores e técnicos administrativos  lotados na Unidade Universitária da UEG de Porangatu, em regime de trabalho “em contrato temporário”, após reunião no último dia 24/09, com ampla maioria, reivindicam:

-        Imediata isonomia salarial relativa aos funcionários efetivos e “contratos temporários”, considerando formação profissional e carga horária trabalhada, ou seja, obedecer o mesmo regime instituído pela UEG  aos profissionais efetivos, seja com referência ao cômputo das horas aulas ministradas em sala de aula como aos projetos de extensão, pesquisa e horas atividades;
-        Definição de um regime de trabalho que assegure os direitos trabalhistas (FGTS, Licença e demais direitos trabalhistas.)
-        Inclusão no Estatuto da Universidade Estadual de Goiás, Cap. IV  das  Unidades Universitárias da UEG, Art. 45, do direito de ser votado para os cargos eletivos.

            Considerando as decisões votadas e aprovadas em reunião, ficou decidido que nos dias 30 e 31 de agosto será levado a conhecimento dos acadêmicos da Unidade Universitária, em forma de panfleto informativo, as reivindicações acima citadas e nos dias 11 e 12 de setembro as aulas serão paralisadas como forma de protesto e conscientização de um problema que se arrasta desde  2006.
            Pela realidade acima, espera-se que a comunidade acadêmica de outras Unidades da UEG  aliem-se ao movimento para que o mesmo tenha mais sustentação e garanta os direitos reivindicados. 

                                                                  Professores e Técnicos Administrativos “Temporários”


Nenhum comentário: