sexta-feira, 11 de maio de 2012

E ai, qual partido você é filiado?



 De vez em quando, surpreendo-me com um amigo ou líder político que me faz essa pergunta. 

Alguns chegam a dizer puxa, você tinha que está filiado naquele partido.  

Outro dia fui duro com um grande amigo de uma certa legenda. Quando me disse que precisava ser filiado a um partido político. 


Respondi na hora. Não sou filiado por causa dessas omissões todas.

É este o mesmo sentimento de muitos jovens, estudantes, líderes de igreja e associações de bairros, alem de empresários, que ate pensam em filiar mais quando ver omissões diante de fatos recuam.

Por exemplo, o que o Estado viveu nesses últimos meses, de noticia negativa, parece que existe uma miopia partidária em Goiás.

Porque será que a oposição partidária goiana se curva e não cumpri sua função de cobrar, exigindo investigação e apuração de fatos de má gestão ou desvio de conduta, de um agente publico eleito ou nomeado para alguma função.

Muito já se discutiu sobre os partidos políticos, sendo que, ainda atualmente, questiona-se qual o verdadeiro papel destas organizações na sociedade.

A palavra “partido” vem do latim “partire”, que significa dividir ou partir, sendo que na Grécia antiga este termo ainda não possuía nenhuma conotação política. 

Em uma democracia parlamentar, o indivíduo isolado tem pouca influência sobre a criação dos órgãos legislativos e executivos. Para obter influência, ele tem de se associar a outros que compartilhem as suas opiniões políticas.

Desse modo, surgem os partidos políticos. Em uma democracia parlamentar, o partido político é um veículo essencial para a formação da vontade pública. 

Existem perguntas sem respostas: quem falou em 2012 pelos partidos políticos da oposição em Goiás?

Será que a oposição goiana só pensa nas próximas eleições e não nas próximas gerações?

O que se ver é uma oposição que participou como espectadora das crises provocadas pelos escândalos Cachoeira News.

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.” Bertolt Brecht

Os partidos de Oposição em Goiás estão fazendo papel de analfabeto político, de  tão ausente dos sons das ruas e praças. 

A omissão fortalece os grupos que corrompem e rouba o dinheiro publico, e o pior cria bandidos dentro da política.

Infelizmente, não há como se diferenciar ideologias partidárias dentre tantos partidos existentes no Brasil, pois já não mais se objetiva a concretização da democracia.

Estamos próximos de mais uma eleição. Será que somente no período eleitoral é que os partidos de oposição irão para as ruas e praças de Goiás?

O povo quer participar das lutas, não querem ser meros espectadores do processo político.  E em Goiás ficou claro isso nos dias 14 e 21 de abril e repetindo a vontade de se posicionar no dia 5 de maio de 2012.

Qual dia a oposição esteve na ruas e praças de Goiás em 2012?

Nenhum comentário: